top of page

SOFONIAS E AGEU



SOFONIAS


Autor


O nome ―Sofonias significa ―O Senhor escondeu, foi um profeta de Judá. Ele se identificou melhor do que qualquer outro dos profetas menores, remontando sua linhagem quatro gerações até Ezequias, um bom rei que levou o povo de volta a Deus durante o tempo do profeta Isaías.


Data


De acordo com 1.1, Sofonias profetizou no reinado de Josias (640-609 a.C.), de modo que era da época de Jeremias, de Naum e talvez de Habacuque.


VOCÊ SABIA ?


- As reformas do rei Josias, e as profecias dos últimos profetas (Sofonias, Jeremias, Habacuque, etc.) não foram suficientes para transformar o coração do povo. Eles rejeitaram a luz, e marcharam para o julgamento.


- Os pecados condenados pelo profeta são os pecados lamentados por Josias (2 Cr 34.35; 2 Rs 22.23).


―DIA na frase ―Dia do Senhor não significa 24 horas, mas uma época ou um período de tempo.


- Alusões ao livro no Novo Testamento : Mt 13.41 (1.3); Mt 24.29 (1.15).


Conteúdo


As condições religiosas do reino de Judá deterioraram-se de modo marcante após a morte do rei Ezequias. Os judeus cada vez mais se inclinavam para a adoção de costumes assírios, que então exerciam grande influência cultural sobre a Palestina. As práticas religiosas degeneradas, anteriores à grande reforma religiosa de Josias, transparecem, com certos detalhes, no trecho de II Reis 23.4-20.


Sofonias se levanta num dos períodos mais negros da história de Judá. Israel, ao norte, havia sido dizimado pela Assíria por causa de seus pecados, há quase 100 anos Isaías e Miquéias já havia se calado há 70 anos. Mas nada fizera o reino de Judá demover-se de seus maus caminhos E a situação ficou ainda mais difícil por causa de seus dois últimos reis, Manassés e Amom.


Idolatria, sincretismo religioso, sacrifícios infantis a Moloque, prostituição, opressão aos pobres, falsos profetas e sacerdotes ladrões eram algumas das realidades do momento histórico em que Sofonias profetizou.

Toda esta situação se refletiu na mais dura e objetiva profecia de juízo dos profetas menores, a de Sofonias. Sofonias anuncia a vinda do Dia do Senhor (1.7,14; 2.2). Dia de juízo, de angústia e desolação. Este "dia do Senhor" seria o dia da invasão babilônica, mas será também o dia do Juízo final.


O juízo do Senhor não virá apenas sobre o seu povo, mas estender-se-á aos vizinhos pagãos também.


Sofonias conclui sua mensagem profetizando a restauração futura de Israel. O remanescente voltará a Sião.


Conclusão


O dia do Senhor não só colocou fim ao reino de Judá e ao orgulho de Jerusalém, mas esse dia também abriu caminho para a restauração do respeito e da identidade do povo do Senhor com Jerusalém, porque o povo reconheceu a presença do Senhor na cidade. Isso prenunciava o novo templo que Zorobabel construiria e a nova cidade que Neemias edificaria. Isso também aponta para uma renovação da verdadeira fé em Deus e no judaísmo do pós-exílio, tanto entre exilados como entre os habitantes de Jerusalém.


PARA MAIS ESTUDOS


- Como Sofonias foi influenciado pela pregação de Amós ?

- O que define o modo pelo qual um indivíduo passará pelo dia do Senhor ?

- Por que foi necessário Deus punir Judá ? O que Deus esperava por meio dos que sobrevivessem ao julgamento ?

- Que pecados são condenados em Judá e em outras nações ?

AGEU


Autor


Ageu, cujo nome significa "festivo" ou "minha festa", foi a primeira voz profética a se ouvir depois do exílio babilônico. Ele foi contemporâneo de Zacarias e seu ministério foi o de conclamar o povo à reconstrução do templo, cujo término vinha sendo adiado por 15 anos. Estas profecias foram pronunciadas entre agosto e dezembro de 520 a.C., e o templo foi completado quatro anos depois. Ageu provavelmente retornara a Jerusalém vindo da Babilônia com Zorobabel.


Data


As mensagens de Ageu foram proferidas num período de quatro meses, em 520 a.C., no segundo ano do rei Dario. A primeira mensagem foi entregue no primeiro dia do sexto mês (29 de agosto), e a última, no dia 24 do nono mês (18 de dezembro).


“No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, governador de Judá... No segundo ano do rei Dario, no sétimo mês, ao vigésimo primeiro do mês, veio a palavra do Senhor por intermédio do profeta Ageu...” (Ageu 1.1a : 2.1 )


VOCÊ SABIA ?


- Ageu é o segundo livro mais curto do AT.

- 14 anos já haviam passado desde o começo da reconstrução do Templo.

- É possível que Ageu tivesse visto o Templo de Salomão (2.3).

- É um dos três profetas depois do exílio.


Conteúdo


A primeira leva do povo de Deus que volta do cativeiro, sob o comando do governador Zorobabel e do sumo sacerdote Josué, contava apenas com cerca de 42 mil homens. Eram pobres e logo que iniciaram a reconstrução do templo, sofreram oposição dos samaritanos. Com isto um desânimo completo tomou conta dos judeus. Voltaram-se, então, para os seus interesses pessoais, em plantar, colher e construir suas próprias casas. Investiram nestas coisas por um período de 14 anos. Por isto Deus levanta o profeta Ageu para falar ao povo e aos líderes do povo que era tempo de reconstruir totalmente o templo do Senhor.

O livro de Ageu trata de três problemas comuns a todos os povos em todos os tempos oferecendo soluções inspiradoras.


O primeiro problema : o desinteresse (1.1-15)


Para despertá-los da sua atitude de indiferença, Deus fala duas vezes ao povo. Primeiro, eles precisam perceber que são infrutíferos (1.5-6), porque eles tinham abandonado a Casa de Deus e ido para sua própria casa (1.7-9). Todo esforço deles para construir seu próprio reino nunca produzirá resultados permanentes. Após ver seu problema, o povo, então, precisa entender que Deus irá aceitar o que eles fazem a fim de que Deus seja glorificado, se eles entregarem a ele o que eles têm (1.8)


O Segundo problema : Desencorajamento (2.1-9)


Ageu leva uma mensagem destinada a tratar decisivamente do desencorajamento. A solução tem duas partes: uma trata do problema urgente; a outra trata de uma solução a longo alcance. Por hora, basta ao povo esforçar-se e trabalhar (2.4). A outra chave para combater o mal é para os construtores saberem que eles estão construindo para o dia em que Deus encher essa Casa com a glória que será maior do que a Glória do templo de Salomão (2.9).


O terceiro problema: Insatisfação (2.10-23)


Agora que o povo está trabalhando, eles esperam uma inversão imediata de todos os seus anos de inatividade. Então o profeta vai com uma pergunta aos sacerdotes (2.12-13) acerca das coisas limpas e imundas e da influência deles sobre a outra. A resposta dos sacerdotes é que a imundície é infecciosa, enquanto a santidade não é.


Conclusão


A aplicação é obvia: Não espere que o trabalho de três meses desfaça a negligência de dezesseis anos. A próxima palavra do Senhor ao povo é uma surpresa: “Mas desde este dia vos abençoarei” (2.19). O povo precisava entender que as bênçãos de Deus não podem ser ganhas como pagamento, mas vem como dádivas graciosas de um Deus doador.


A mensagem do profeta Ageu tem muitas verdades que devem ser aplicadas à nossa vida cristã, principalmente na área do serviço e do trabalho que Deus na Sua graça nos confere.


A prioridade e a fidelidade devem ser o desafio maior para todo aquele que pleiteia a construção de uma obra que venha glorificar a Deus.


Temos o mesmo encorajamento pela presença, pelo poder e pela promessa de Jesus (como em 1 Co 15.58: “Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão”).


O trabalho do Senhor recebe prioridade na minha vida ?


Ageu nos convoca a empreender grandes coisas pelo Senhor, Egoísmo vazio e medo de fracasso não devem impedir a ação do povo de Deus. Nossos atos revelarão se Deus é ou não a prioridade de nossa vida. Se não honrarmos a Deus naquilo que fizermos, não seremos bem-sucedidos, não importa o quanto nos esforcemos. Deus providencia para seu povo líderes como Zorobabel para assisti-lo no serviço que lhe é prestado.

Comments


  • Instagram
  • YouTube
  • Blogger ícone social
  • w-facebook
  • Twitter Clean

  tomramos727@gmail.com                    CEL 81 983664823

  I.B.R.R - MINISTÉRIO RESGATE ESCOLA DE OBREIROS

bottom of page