RUTE - I E II SAMUEL
- MINISTÉRIO RESGATE
- 24 de abr. de 2020
- 7 min de leitura

RUTE
Autor
O livro recebe o nome de uma de suas personagens principais: uma jovem de Moabe, bisavó de Davi e ancestral de Jesus (Mt 1.1,5).38 Porém o autor é desconhecido, embora alguns sugiram o nome de Samuel, embora tenha menção de Davi (4.17,22), o que torna essa possibilidade improvável.
Data
A data em que foi escrito é discutível. Podendo ser no início da monarquia (cerca de 950 a.C.) ou no período posterior ao exílio (cerca de 450 a.C.).
Pano de Fundo
A história de Rute começa e termina no vilarejo de Belém, na tribo de Judá, com uma passagem por Moabe no começo e no final. Moabe era uma nação pagã que teve início com um relacionamento incestuoso entre Ló e sua filha mais velha (Gn 19.36,37). Os moabitas, eternos inimigos de Israel, receberam julgamentos claros proferidos pelos profetas (veja Is 15.1-9).

Conteúdo
É a história de uma família que vivia no tempo dos juízes de Israel e onde a desgraça foi transformada em graça familiar e universal.
Elimeleque e Noemi, num período de fome em Belém, mudam-se com seus filhos Malon e Quilion para Moabe. Morrem Elimeleque e Noemi, viúva, casa seus dois filhos com mulheres moabitas, Orfa e Rute. Após 10 anos, seus dois filhos também morrem e Noemi decide retornar para sua terra, oferecendo liberdade às noras. Orfa, com tristeza se despede e fica em Moabe, mas Rute que havia adotado Noemi como sua família e o Deus de Noemi como o seu Deus, retornam a Israel.
Em Israel, Rute conhece Boaz, da família de Noemi, rico e possível resgatador, pela lei do levirato. Casam-se e são geradores de Obede, Jessé e Davi (por consequente também de Jesus). Neste livro destaca-se a graça familiar pelo resgate de Boaz. Mas, também, a graça universal, pois Boaz é neto da prostituta cananita Raabe e Rute é Moabita.
A Árvore Genealógica de Rute.

VOCÊ SABIA ?
- Rute é uma das quatro mulheres destacadas na genealogia de Jesus.
- Um dos dois únicos livros que trazem no título o nome de uma mulher.
- Camos era o deus de Moabe, a quem sacrificavam crianças.
- Boás era filho de Raabe, a prostituta de Jericó (Js 2.1; Mt 1.5). Desta forma Davi, o bisneto de uma moabita, e trisneto de uma cananita, demonstrou mais ainda a graça de Deus.
Conclusão
Apesar das dificuldades quanto à autoria e data, o livro mostra Deus agindo por trás da situação na vida de pessoas comuns, transformando aparentes tragédias em alegria e paz. O livro de Rute mostra Deus interessado não só no bem-estar de uma família - Noemi e Rute -, mas no bem-estar de todo o povo de Deus que seria abençoado por Davi e pelo filho de Davi, Jesus Cristo. Por sua fidelidade, integridade e amor, os personagens do livro de Rute espelharam o caráter de Deus. Eles servem como lembretes de que a vida de pessoas piedosas é um poderoso testemunho do amor sacrificial de Deus
I e II SAMUEL

VOCÊ SABIA ?
1 e 2 Samuel levam o nome do personagem principal. Samuel governou Israel como juiz e ungiu os dois primeiros reis de Israel: Saul e Davi. Os dois livros hoje conhecidos como 1 e 2 Samuel eram originalmente um só livro denominado ―O Livro de Samuel.
Autor
Não se sabe com exatidão quem realmente escreveu o livro. Sem dúvida, Samuel registrou boa parte da história de Israel neste período. No entanto, outros materiais haviam sido colecionados e puderam ser usados como fonte pelo autor real. Três dessas fontes são mencionadas em 1 Cr 29.29, a saber : as ―crônicas de Samuel, o vidente‖, as ―crônicas do profeta Natã e as ―crônicas de Gade, o vidente. Tanto Gade como Abiatar tinham acesso aos eventos da corte do reino de Davi, de forma que ambos são candidatos à autoria desses dois livros.
Data
A questão da data dos livros de 1 e 2 Samuel depende, em muito, da questão de sua autoria. Assim, se Samuel, Nata e Gade foram os autores essenciais, então esses dois livros foram escritos durante os dias do reinado de Davi, ou imediatamente depois.
Pano de Fundo
O Livro de 1 Samuel começa com Israel num dos pontos mais baixos de sua história. Durante a conquista de Canaã, as tribos de Israel não levaram até o fim a ordem de Deus de expulsar os cananeus (Js 17.12-13). O resultado foi o fracasso moral e espiritual. Assim, Deus disciplinou o povo por meio de nações estrangeiras. Teve início um ciclo trágico, no qual Israel voltava-se brevemente para Deus sob a liderança de um juiz, caindo novamente em desobediência. No começo de 1 Samuel, o sacerdote de Israel, Eli, estava fraco, e a família corrupta. O desrespeito para com Deus e seus caminhos permeavam toda a cultura. A essa altura, Israel era formado por um grupo de doze tribos relacionadas informalmente pela adoração, reunidas em torno de um santuário central - o Tabernáculo -, onde Javé deveria habitar no meio deles. Não tinham um líder principal e, com frequência, eram m vítimas de outras nações por não confiarem em Deus e por desobedecerem a ele. Mas tremendas mudanças - políticas, sociais e religiosas - estavam prestes a acontecer. No final de 1 Samuel, a mesma nação estava pronta para ungir seu segundo rei, Davi, cuja nomeação traria um período reconhecido como o apogeu do reino de Israel no mundo do Antigo Testamento.
O livro de 2 Samuel concentra-se nos efeitos do reinado de Davi sobre a nação de um ponto de vista espiritual. Depois da morte de Saul, Davi governou primeiro sobre Judá em Hebrom, por sete anos e meio. Mais tarde, uniu Judá com Israel e estabeleceu Jerusalém como sua capital. Por meio de conquistas militares e de alianças políticas, ele estendeu seu controle do golfo de Ácaba até a costa fenícia. Com o crescimento de seu império, Davi montou uma administração eficiente e desenvolveu o comércio e as relações internacionais. -Também organizou a vida religiosa do povo e incentivou a expressão musical. Apesar de problemas domésticos e políticos os quais o livro descreve em detalhes, Davi deixou para seu filho, Salomão, um reino forte e pacificado.
Conteúdo
Israel havia sido governado por juízes que Deus levantou em momentos cruciais da história da nação; no entanto, a nação havia se degenerado moralmente e politicamente. Havia estado sob a investida violentas e desalmadas dos filisteus.
O livro de 1 Samuel começa narrando a história de um fracassado pai, o sacerdote e juiz Eli. Num tempo de frieza e abandono de Deus, experimentado pelo povo de Israel, Samuel vem como uma resposta de oração, onde Deus atende aos pedidos de sua mãe Ana. Os filisteus haviam invadido a terra, guerreado e tomado a arca do Senhor, levando-a cativa. Samuel assume a liderança do povo, cumpre seu ministério com devoção e fidelidade, convida o povo a um arrependimento nacional e os conduz a uma vitoriosa batalha contra os filisteus (a arca do Senhor só é trazida de volta por Davi, muitos anos mais tarde).
Israel decide trocar o governo de Deus por um humano rei visível e escolhe a monarquia. Saul homem vistoso e carismático é escolhido como o primeiro rei de Israel. Posteriormente é rejeitado por Deus devido a três grandes pecados. O seu ego era tão grande quanto a sua estatura. Pela sua impaciência, exerceu funções sacerdotais, em vez de esperar por Samuel. Depois de desprezar os mandamentos de Deus, foi rejeitado por ele. Depois dessa rejeição, Saul tornou-se uma figura trágica, consumida por ciúme e medo, perdendo gradualmente a sua sanidade. Gastou os seus últimos anos numa incansável perseguição a Davi através das regiões montanhosas e desérticas do seu reino, num desesperado esforço para eliminá-lo. Depois que Saul é morto em batalha, o cenário está pronto para que Davi se torne o segundo rei de Israel.
2 Samuel é o livro que conta a história de Davi, seus sucessos e fracassos Davi é o personagem central de toda a narrativa. Davi derrota com sucesso os inimigos de Israel, e inicia-se um período de estabilidade e prosperidade. Os primeiros 10 capítulos contam as vitórias de Davi contra os seus inimigos. Mas este livro também nos relata o maior pecado de Davi e as consequências deste seu pecado. Apesar do arrependimento de Davi depois de confrontado com o profeta Natã, as consequências da sua ação são declaradas com todas as letras : “Agora, pois, não se apartará a espada jamais de tua casa” (12.10).
Davi desejou construir o templo para o Senhor, mas este projeto não era para ele executar. Davi, porém, acumulou recursos para que seu filho e sucessor, Salomão, construísse o templo.
Conclusão
Deus quer um povo que lhe agrada, capaz de espelhar seu amor e fidelidade. Por isso rejeitou os filhos de Eli, por causa da perversidade deles. Em lugar deles Deus levantou um sacerdote fiel que faria o que Ele tinha no coração e na mente. Isso demonstra que Deus é livre para escolher líderes para seu povo.
Os cristãos devem respeitar os que Deus escolheu para serem líderes de seu povo. Davi mostrou respeito por Saul porque ele era o ungido do Senhor. Os cristãos devem também lembrar que Deus é o verdadeiro líder de seu povo. Nenhum líder cristão pode tomar o lugar de Deus. Deus agiu de maneira dura com os filhos de Eli porque não tinham respeito para com os sacrifícios a Deus e abusaram dos leigos que buscavam neles liderança espiritual. Deus foi duro com Saul, que desconsiderou a ordem divina dada por intermédio do profeta Samuel. Nenhum líder cristão está acima da palavra de Deus.
A história de Davi nos ajuda a ver como realmente somos. Assim como Davi experimentou o quebrantamento pelo pecado, Deus quer que nos curvemos diante dele reconhecendo nossos erros. Davi sofreu, pelo pecado, consequências a curto e a longo prazo. Seu pecado, porém, não impediu o propósito salvador maior de Deus para ele e por intermédio dele. “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus” (Rm 8.28).
Deus agiu por meio da vida de Davi e Bate-Seba para dar a Israel seu próximo rei (Salomão) e, no devido tempo, seu Messias (Mt 1.6). Deus continua atuando por meio da vida de pecadores arrependidos. "Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor” (Rm 7.25).

PARA MAIS ESTUDOS
- Que influencia os pais piedosos podem ter na vida dos filhos ?
- Foi pecado pedir um rei ? (Gn 49.10; Dt 17.14-20). Ou foi pecado insistir que deus providenciasse o rei que eles queriam ? Quais os problemas na seleção ?
- Qual o significado da arca na história de Israel ?
- Quais os traços de caráter fizeram de Davi um grande homem de Deus ?
Comentários