top of page

PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO I

Atualizado: 21 de ago. de 2019


PANORAMA DO ANTIGO TESTAMENTO


INTRODUÇÃO.


O QUE É A BÍBLIA ?


A. A revelação específica de Deus.


1. A própria Bíblia dá um registro de si ao asseverar que Deus se revelou de várias maneiras em épocas distintas (Hb 1.1).


2. A revelação especial é necessária, pois o homem perdeu sua comunhão com Deus ao pecar. Seu objetivo é aumentar a amplitude do conhecimento de Deus para o homem. (ERICKSON).


3. Deus revelou sua vontade por meio de voz audível (Gn 3.8-12; Êx 3.14; Js 1.1-9); outras vezes por meio dos profetas (Jr 18.1; Ez 12.1); também por meio de visões (Is 1.1; 6.1), Teofanias (Êx 3.2; II Sm 24.16) e por meio de Cristo (Hb 1.1, Cl 2.9). Esses fatos inegáveis não excluem a possibilidade de uma revelação escrita, mas, bem ao contrário, a exigem. Torna necessária a existência de uma revelação escrita, para que não seja esquecida nem alterada, e inspirada, para que não seja substituída. (TURNER).


B. Um registro inspirado do que Deus quis que conhecêssemos.


1. II Tm 3.16; II Pe 1.21. tanto o termo “escrituras” como “profecias” são referências ao antigo testamento.


2. Deus supervisionou os autores humanos da Bíblia para que compusessem e registrassem, sem erros, sua mensagem à humanidade. (RYRIE).


3. Os textos, e não os autores, é que foram inspirados – (II Tm 3.16) Theopneustos – literalmente “soprado” por Deus.


4. Cristo reconheceu a autoridade e autenticou a inspiração do Antigo Testamento (Lc 16.17; Mt 4.1-11; 15.4).


C. Um registro inerrante do que Deus quis que conhecêssemos.


1. Inerrância significa dizer que a Bíblia diz a verdade. Isso inclui linguagem fenomenológica ou figurativa, aproximações ou arredondamentos numéricos, omissões em relatos para enfatizar algo específico (o escritor tem a liberdade de omitir alguns fatos para corroborar com o argumento de sua obra. Ex : Marcos e Lucas dizem que Cristo curou um cego em Jericó, enquanto Mateus apresenta dois) e citações livres (o novo testamento cita, muitas vezes, livremente o antigo).


2. O ensino de Cristo apresenta o caráter inerrante das escrituras.


1.1 Mateus 5. 17, 18 – Jesus ensina que até mesmo as minúcias do Antigo Testamento (Lei), “i” e “til”, que se tratam de uma pequena letra e um pequeno traço do alfabeto hebraico, seriam cumpridos cabalmente.


1.1 Mateus 22.23-33 – Jesus usa somente um tempo verbal (“sou”) de um texto do Antigo testamento (Êx 3.6) para provar a veracidade da doutrina da ressurreição para os saduceus, seita judaica que não cria na ressurreição.


1.2 Mateus 22.41-46 – Jesus insinua a divindade do Messias ao colocar uma questão diante dos fariseus, citando o Salmo 110.1. certamente, se o Messias era filho de Davi (sua humanidade), e Davi o chama de “Senhor”, isso implica que ele também deveria ser Deus.


―A Bíblia é a Palavra de Deus. É como o mapa do viajante, o cajado do peregrino, a bússola do piloto e a espada do soldado. Ela é o código de conduta do cristão. Temos de estar sempre meditando nela, permitindo que comande nosso coração e direcione nossos passos. Devemos lê-la regularmente, sem pressa e em espírito de oração‖ (Autor desconhecido).

Não é necessário ficarmos aqui falando dos adjetivos da Bíblia e da importância dela para as nossas vidas. Howard Hendricks, em seu livro ― Vivendo na Palavra‖, se referindo à Bíblia disse : ― este livro te afastará do pecado, ou o pecado te afastará deste livro.

Não basta ter uma Bíblia, é preciso usá-la. Bíblias empoeiradas levam a vidas sujas.

A Bíblia é o livro mais lido em todo mundo e, a cada leitura, os seus leitores procuram aplicá-las em suas vidas, buscando uma orientação ou um conforto. Contudo, para fazermos isso de uma maneira eficiente, é necessário aprendermos a manejá-la corretamente, pois uma interpretação errada leva, fatalmente, a uma aplicação também.

Por isso, o PROPÓSITO DO CURSO é dar ao aluno uma visão panorâmica dos livros do Antigo e do Novo Testamento, um entendimento básico da mensagem de cada livro, dentro das suas respectivas divisões, visando encontrar o significado verdadeiro da passagem bíblica, com vistas à aplicação sensata e sadia em sua vida e também na vida de outras pessoas.

As vantagens de estudarmos a Bíblia são várias. Em primeiro lugar a pessoa torna-se capaz de pensar por si mesmo. Além disso, ela torna-se capaz de avaliar os pensamentos de outros e também a experimentar a alegria da descoberta de um texto. Assim, aquelas dúvidas que ficam em nossa mente, depois de ouvirmos algum estudo bíblico, poderão ser investigadas de uma maneira criteriosa e sábia.


“Examinais as Escrituras, porque julgai ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” João 5.39


O QUE É O ANTIGO TESTAMENTO ?


A. Sua formação.


1. Escrito num intervalo de mais ou menos 1500 a.C. (Jó) à 400 a.C. (Malaquias).

2. Provavelmente Esdras foi o organizador dos 39 livros do Antigo Testamento, conforme a tradição judaica (TURNER).

3. Foi escrita em hebraico, aramaico e grego. Chegou até nós por cópias. Cópias extremamente precisas. 1947 (MAR MORTO) x 900 DC


Achados arqueológicos confirmam a exatidão das Escrituras. A Bíblia é história autêntica !


B. Seu conteúdo.


1. A queda do homem, a formação de um povo para Deus (a partir de Abraão) para que, por meio desse povo Deus remisse os demais eleitos (nação de sacerdotes) (Gênesis). Deus estabelece um pacto com esse povo criando uma nação, e essa nação deveria cumprir o que foi estabelecido nesse pacto (Êxodo – Deuteronômio).


2. As decadências e os avivamentos desse povo ao descumprir o pacto, ou ao cumprir o pacto, durante vários períodos de sua história: o período tribal (Josué e Juízes), o período monárquico (Samuel, Reis-Crônicas) e o período exílico e pós-exílico (Esdras, Neemias).


3. Os arautos usados por Deus para exortar o povo a cumprir sua parte do pacto, e a promessa de que Deus cumpriria Sua parte (profetas).


C. Seu audiente principal.


O povo de Israel foi seu audiente imediato.


AS DUAS ALIANÇAS OU TESTAMENTOS


Embora a Bíblia seja constituída de muitos livros, ela é, na verdade, um só livro, uma história contínua com duas partes distintas. A estas chamamos testamentos. Este vocábulo, derivado do latim testamentum, significa "aliança" ou "acordo".

O Antigo Testamento apresenta a aliança de Deus com o povo de Israel no monte Sinai.


“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos.” Ex 19.5.


O Novo Testamento revela a aliança entre Deus e a humanidade, predita pelo profeta Jeremias.


“Eis aí vêm dias, diz o Senhor, em que firmarei nova aliança.” Jr 31.31.


Esta foi instituída por Jesus na última ceia, quando disse :


“Este é o cálice da nova aliança no meu sangue derramado em favor de vós”. Lc 22.


A ORIGEM, A ESTRUTURA E OS LIVROS DA BÍBLIA.


O vocábulo Bíblia, em grego, significa "livros". Portanto a Bíblia é uma coleção de livros, embora, tecnicamente, nem todos os escritos nela contidos possam ser considerados como tais.

Salmos e Provérbios, por exemplo, são coletâneas de poemas e ditos, e a maioria dos livros do Novo Testamento são, na verdade, cartas.

A Bíblia foi escrita ao longo de 1.600 anos - entre 1.500 a.C. e 100 d.C. - por vários autores, a maioria desconhecida. Esses homens viviam em lugares diversos: Palestina, Babilônia, Corinto, Éfeso, Roma, Antioquia e a ilha de Patmos, para citar apenas alguns.

A Bíblia já foi traduzida para aproximadamente 2.300 línguas e mais de 95% da população mundial tem acesso à Palavra de Deus - ou pelo menos a uma porção dela - em sua língua nativa.


O ANTIGO TESTAMENTO


O Antigo Testamento da Bíblia evangélica contém trinta e nove livros; o da católica, quarenta e seis; e o da ortodoxa, cinquenta. Eles são divididos em quatro categorias.


O Pentateuco ou Tora : É composto dos cinco livros : Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio. Neles vemos como Deus escolheu os israelitas para ser seu povo, libertou-os da escravidão no Egito e firmou com eles uma aliança no monte Sinai. O Pentateuco também contém os preceitos da lei judaica instituída por Deus.




Os livros históricos : Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras, Neemias e Ester. Esses livros relatam a história de Israel ao longo de um período de 800 anos, começando com a entrada do povo na terra prometida (Canaã) sob a liderança de Josué em 1.250 a.C. Além disso, dão detalhes da conquista daquela terra durante os 200 anos de governo dos juízes. Contam a vida dos reis Saul, Davi (1.000 a.C.) e Salomão. Relatam a divisão da terra em dois reinos (Israel e Judá) e a derrota dos judeus nas guerras contra os assírios (721 a.C.) e os babilônios (586 a.C.). Focalizam também o retorno dos exilados para Israel (538 a.C.) e o reassentamento do povo em Jerusalém e na Judéia, sob a liderança de Esdras e Neemias (aproximadamente em 450 a.C.).


Os profetas: Inclui o compêndio dos quatro profetas "maiores" — Isaías, Jeremias, Ezequiel, Daniel — e dos doze profetas "menores" — Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias — Há também o livro de Lamentações que registra a tristeza de Jeremias pela destruição de Jerusalém, efetuada pelos babilônios no ano de 586 a.C.


Os livros poéticos ou de sabedoria : São eles: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares de Salomão (também chamado Cântico dos Cânticos).


GEOGRAFIA DO ANTIGO TESTAMENTO

Cinco áreas geográficas:

1. Serra central.

2. Vale do Arabá.

3. Planície litoral.

4. Montanhas transjordânicas.

5. Deserto oriental.






QUESTIONÁRIO


1 ) O QUE É A BÍBLIA ?


2 ) DEUS SI REVELOU DE ALGUMAS MANEIRAS; CITE TRÊS FORMAS PELAS QUAIS DEUS SI REVELOU NO PASSADO AO HOMEM.


3 ) MARQUE COM X A RESPOSTA CERTA. DEUS INSPIROU :

( ) OS AUTORES BÍBLICOS ( ) OS TEXTOS BÍBLICOS


4 ) CITE UMA PASSAGEM BÍBLICA EM QUE CRISTO RECONHECE A AUTORIDADE DAS ESCRITURAS.


5 ) O QUE SIGNIFICA "INERRÂNCIA BÍBLICA ?

6 ) POR QUE O ENSINO DE CRISTO APRESENTA O CARÁTER INERRANTE DAS ESCRITURAS ?

7 ) QUAL A NECESSIDADE DE MANUSEARMOS BEM A PALAVRA DE DEUS ?

8 ) QUAL A CONSEQUÊNCIA DE UMA INTERPRETAÇÃO ERRADA DA BÍBLIA ?

9 ) CITE DUAS VANTAGENS QUE PODEMOS TER ESTUDANDO A BÍBLIA.

10 ) SEGUNDO JESUS, POR QUE DEVEMOS EXAMINAR AS ESCRITURAS ?

11 ) O QUE É O ANTIGO TESTAMENTO ?

12 ) O ANTIGO TESTAMENTO FOI ESCRITO EM UM PERÍODO DE MAIS OU MENOS QUANTOS ANOS ?


13 ) EM QUAIS LÍNGUAS A BÍBLIA FOI ESCRITA ?

14 ) A BÍBLIA PODE SER DIVIDIDA EM DUAS GRANDES PARTES. QUAIS SÃO ELAS ?

15 ) O QUE SIGNIFICA A PALAVRA TESTAMENTO REFERENTE AS ESCRITURAS ?

16 ) CITE UMA DAS ALIANÇAS FEITA ENTRE DEUS E O HOMEM.

17 ) O QUE SIGNIFICA O NOME BÍBLIA ?

18 ) EM QUANTAS LÍNGUAS APROXIMADAMENTE A BÍBLIA JÁ FOI ESCRITA ?



19 ) O ANTIGO TESTAMENTO DA BÍBLIA CRISTÃ EVANGÉLICA TEM QUANTOS LIVROS ?


20 ) CITE CADA UM DOS LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO NA ORDEM EM QUE SE ENCONTRAM NA BÍBLIA.


21 ) EM QUANTAS PARTES PODEMOS DIVIDIR O ANTIGO TESTAMENTO E QUAIS SÃO ELAS ?

22 ) CITE EM ORDEM OS LIVROS QUE FORMAM O PENTATEUCO

23 ) CITE EM ORDEM OS LIVROS QUE FORMAM OS LIVROS HISTÓRICOS DO A.T.

24 ) CITE EM ORDEM OS LIVROS DOS CHAMADOS PROFETAS MAIORES DO A.T.

25 ) CITE EM ORDEM OS LIVROS DOS CHAMADOS PROFETAS MENORES DO A.T.

26 ) CITE EM ORDEM OS LIVROS POÉTICOS DO A.T.




Comments


  • Instagram
  • YouTube
  • Blogger ícone social
  • w-facebook
  • Twitter Clean

  tomramos727@gmail.com                    CEL 81 983664823

  I.B.R.R - MINISTÉRIO RESGATE ESCOLA DE OBREIROS

bottom of page