OSÉIAS E JOEL
- MINISTÉRIO RESGATE
- 2 de mai. de 2020
- 4 min de leitura

OSÉIAS
Autor
Oséias cujo nome significa ―salvação ou ―libertação, era filho de Beeri, foi escolhido por Deus pra levar sua mensagem a seu povo através do seu casamento com uma mulher que seria infiel a ele, experimentando assim a dor da traição.
Data
Acredita-se que Oséias profetizou em meados do século VIII a.C. (cerca de 750 a.C.) e que seu ministério começou durante o de Amós ou pouco depois, e deve ter profetizado por aproximadamente 38 anos.
Pano de Fundo
O livro de Oséias diz respeito primariamente ao reino setentrional de Israel, de dez tribos (também chamado de Efraim, segundo o nome de sua tribo dominante, nomes estes que são usados de forma intercambiável no livro). Quando Oséias começou a profetizar, durante o reinado do Rei Jeroboão, Israel gozava de prosperidade material. Mas o povo rejeitara o conhecimento sobre Deus. (Os 4:6) Suas práticas iníquas incluíam derramamento de sangue, roubo, fornicação, adultério e a veneração de Baal e dos ídolos-bezerros. (2:8, 13; e 4:2, 13, 14; e 10:5) Depois da morte do Rei Jeroboão a prosperidade cessou, e passaram a prevalecer condições assustadoras, marcadas por inquietação e assassinatos políticos. (2Rs 14:2915:30) O fiel Oséias também profetizou em meio a tais circunstâncias. Por fim, em 740 a.C., Samaria caiu diante dos assírios, trazendo o fim ao reino de dez tribos. 2Rs 17:6.
VOCÊ SABIA ?
- Oséias, Josué e Jesus, se originam da mesma raiz hebraica que significa ―salvação ou ―Javé é salvação.
- Oséias é conhecido como o profeta do amor divino.
- ―Efraim, a maior tribo do norte, muitas vezes significa ―Israel no texto (5.3,5,11,13).
Conteúdo
O Livro de Oséias é a respeito de um povo que tinha necessidade de ouvir sobre o amor de Deus, de um Deus que queria falar com eles e da maneira singular que Deus escolher para demonstrar seu amor a seu povo.
Deus usa a mensagem do profeta através de sua trágica história familiar :
Oséias casa-se com Gômer. Ele a ama intensamente, mas ela o trai, foge, prostitui-se e se torna escrava (Oséias 1 e 2). Oséias, contudo, continua a amá-la e a perdoa e a compra (Os 3).
Todo este quadro representa o casamento de Deus com Israel e sua traição. Oséias revela ao povo a sua infidelidade para com o Senhor, e o juízo que adviria disto (Oséias 4-10). Oséias também aponta para o reino de Israel, ao final de sua mensagem, um caminho de arrependimento, graça e salvação (Oséias 11.14).
O profeta Oséias mostra que o amor de Deus para com Israel era um amor antigo (Oséias 11.1). Promete cura e restauração (Oséias 14.4,5). Israel, contudo, não ouviu esta mensagem e foi destruído no ano 722 a.C. pelos assírios.
Conclusão
Nada pode anular o amor de Deus por seu povo. Como um cônjuge no casamento, Deus está profundamente envolvido na vida de seu povo, afligido por sua rebeldia e infidelidade. Deus exige amor e lealdade dos seus. Muitas vezes, o povo de Deus do passado e do presente falhou e tem falhado na demonstração de um amor sincero para com ele. Mas Deus continua disposto a perdoar e a restaurar aqueles que se voltam para ele arrependidos. Ao comprar a liberdade de Gômer, Oséias aponta para o futuro, para o amor de Deus expresso de maneira perfeita em Cristo, que compra a liberdade de sua noiva, a igreja, com a própria vida.
PARA MAIS ESTUDO
- 1.2 significa que Gômer era uma prostituta antes do casamento ?
- De que maneira os cristãos de hoje são infiéis a Deus ?
- Como Deus tem mostrado seu amor persistente por nós ?
- Quais as aplicações do casamento de Oséias e Gômer para o casamento (e divórcio) de hoje ?
JOEL

Autor
O nome Joel significa, literalmente, ―Jeová é Deus. Este é um nome muito comum em Israel, e Joel, o profeta, é especificado como o filho de Petuel. Nada é conhecido a respeito dele ou das circunstâncias de sua vida. Provavelmente ele viveu em Judá e profetizou em Jerusalém.
Data
Não há como datar o livro com absoluta certeza, e os estudiosos variam em suas opiniões. Contudo, muitos sustentam que Joel profetizou durante os primeiros trinta anos do reinado de Joás (835-796 a.C.), quando Joiada era o conselheiro do rei. Isso colocaria o ministério de Joel por volta de 835-805 a.C.
VOCÊ SABIA ?
- A praga de gafanhotos é uma das piores calamidades que pode sobrevir a um povo agrícola. Nessa ocasião foi seguida por uma seca desastrosa.
- Joel é um dos primeiros livros proféticos.
- O Dia do Senhor: Is 2.12, 17-20; 3.7-18; 4.1,2; 13.6-9; Jr 46.10; Ez 13.5; 30.3; Am 5.18; Sf 1.7,14; Ml 4.5; 1 Co 5.5; 1 Ts 3.2; 2 Ts 2.2; 2 Pe 3.10.
Conteúdo
A terra acabara de ser assolada por uma praga de gafanhotos que devorara toda a plantação, promovendo fome, seca e desemprego. Morriam o povo e os animais. O desespero era incomparável. Esta é a ocasião em que o profeta se levanta em nome do Senhor anunciando-lhes que a praga era juízo imediato ao estado de pecado e indiferença do povo para com Deus. Era também símbolo do juízo final, do "Dia do Senhor".
Há aqui, também, uma visão completa e complexa, pois o ―Dia do Senhor é profeticamente um dia escatológico, mas naquela hora é o dia da praga de gafanhotos e o dia da invasão babilônica, dias este em que o Senhor, em escala menor, manifestaria o Seu juízo.
Conclusão
Deus pode valer-se das crises para dar a seu povo consciência de sua máxima dependência de Deus e de sua necessidade de renovação espiritual. O pecado é sério e merece julgamento divino. O julgamento pode ser evitado por meio de orações e arrependimento sinceros. Deus é bom e misericordioso. Seu desejo é perdoar seu povo e derramar seu Espírito sobre ele.
留言