INTRODUÇÃO AOS PROFETAS
- MINISTÉRIO RESGATE
- 29 de abr. de 2020
- 2 min de leitura

A MENSAGEM DOS PROFETAS
Durante o período da monarquia e da divisão dos reinos, Israel tornou-se cada vez mais idolatra e desobediente a Deus. O Senhor, então, mandou profetas para que alertassem e exortassem o povo a guardar a aliança feita no monte Sinai. Ordenou que profetizassem consequências desastrosas se eles ignorassem os mandamentos divinos.
OS PROFETAS
O termo bíblico profeta tem sua origem em um vocábulo grego que significa ―aquele que fala por outro. Logo, os profetas eram indivíduos chamados por Deus para levar sua Palavra ao povo de Israel (“Assim diz o Senhor”). Eles não tomavam parte no sacerdócio, porém nutriam um sentimento especial por Israel. Sabiam que aquele era o povo escolhido por Deus para tomar parte na aliança. Os primeiros profetas viveram durante o período dos reis. Eram incumbidos de trazer conselhos e advertências divinas a seus monarcas. Todavia conheceram seu fim após o exílio, quando já não havia reis em Israel. De acordo com a tradição judaica, o Espírito de Deus abandonou seu povo após a morte de Malaquias em 440 a.C.84
FUNÇÃO
a. REPROVAR - o pecado (chamar o povo de volta para os termos das alianças).
b. ENSINAR - a Palavra de Deus ( suprir vácuo dos sacerdotes)
c. ESCREVER - a Palavra de Deus (Profetas da Palavra e Profetas da Escrita)
d. PREDIZER - o Futuro (Por que ?)
VOCÊ SABIA ?
- Esses 17 livros correspondem a 1/4 (25%) da Bíblia. Muitas vezes ignorada por não colocarmos os livros dentro de seus respectivos contextos

OS LIVROS DOS PROFETAS
Nos tempos do Antigo Testamento, houve profetas como Nata, Elias e Eliseu, cuja vida e mensagem figuram em meio aos relatos históricos da Bíblia. Esses profetas são chamados de "orais" ou "narrativos". Já outros deles tiveram suas palavras registradas, provavelmente por seus discípulos, para que fossem preservadas e passadas adiante. Esses são os chamados profetas ―escriturísticos ou ―canônicos.
No Antigo Testamento da Bíblia cristã, os livros dos profetas são divididos em dois grupos: os profetas maiores, que são quatro, e os profetas menores, num total de doze. Essa terminologia está relacionada à extensão dos livros. Os doze profetas menores compõem um rolo, chamado de "o Livro dos Doze". Na Bíblia cristã, os profetas maiores aparecem primeiro, seguidos dos menores.




PROFETAS NO EXTERIOR
Jonas (790 a.C.). - Contra Nínive na Assíria
Naum (630 a.C). - Contra Nínive, na Assíria, mas não foi até a cidade.
Obadias (585 a.C.). - Contra Edom.
Daniel (590 a.C.). - Atuou na Babilônia
Ezequiel (590 a.C.). - Atuou na Babilônia
PROFETAS EM ISRAEL
Elias (870 a.C.).
Eliseu (850 a.C.).
Amós (760 a.C.). - Era de Judá, mas profetizou contra Israel.
Oséias (750 a.C.).
PROFETAS EM JUDÁ
Joel (830? 400? a.C.)
Isaías (740 a.C.).
Miqueias (735 a.C).
Sofonias (625 a.C.).
Jeremias (625 a.C).
Habacuque (610 a.C.).
Ageu (520 a.c.). - Após o exílio babilônico.
Zacarias (520 a.C.). - Após o exílio babilônico.
Malaquias (435 a.C.). - Após o exílio babilônico, na reconstrução dos muros.
Comentarios