BIBLIOLOGIA - OS LIVROS DOS PROFETAS MENORES
- MINISTÉRIO RESGATE
- 22 de mar. de 2020
- 5 min de leitura
Atualizado: 22 de abr. de 2020

O Livro De Oséias
Oséias viveu mais ou menos na época de Isaías, no século VIII a.C., no reino de Israel. Profetizou durante os tormentosos 40 anos que antecederam a queda de Samaria em 722 a.C.. Israel teve seis reis no espaço de vinte anos e freqüentemente contemporizou com as religiões pagãs.
O profeta preocupou-se muito com a idolatria e pintou a infidelidade de Israel com imagens tiradas do seu próprio casamento com mulher infiel (caps. 1 - 3). O juízo de Deus virá, mas no fim o seu amor saberá reconquistar o povo.
Os caps. 4 - 13 contêm as mensagens que dirigiu a Israel. Mostram como Deus estava irado, mas ao mesmo tempo não conseguia esquecer o seu amor ao povo. O capítulo final implora a Israel que volte a Deus.
O Livro De Joel
Não conhecemos nada sobre este profeta, nem sabemos em que tempo viveu. Talvez tenha vivido depois do exílio. Seu livro fala de exército de gafanhotos que devoram as colheitas e de seca desastrosa. Trata-se de imagens do iminente juízo de Deus sobre aqueles que lhe desobedecem, imagens do “dia do Senhor”. Joel convida o povo a voltar-se a Deus, que renovará todas as coisas e enviará o seu Espírito sobre todo o povo.
O Livro De Amós
Amós era originário de uma cidade de Judá, mas dirigiu sua mensagem ao reino do norte de Israel. Viveu no século VIII a.C., durante o reinado de Jeroboão II de Israel. Foi pastor e cultivador de uma espécie de figueiras. Naquela época Israel vivia em grande prosperidade e riqueza, o reino também parecia religioso. Mas Amós condenou a sua hipocrisia. Os pobres eram oprimidos e a religião era apenas fachada. Era necessário um homem corajoso pala denunciar a nação em nome de Deus, e Amós desejou que a justiça “corresse como rio”. Em 722 a.C. os assírios destruíram Samaria e levaram o povo ao exílio.
Os primeiros 6 caps. do livro de Amós contêm os juízos pronunciados por Deus sobre Israel e seus vizinhos.
Os caps. 7-9 apresentam a descrição de cinco visões. O profeta Amós era pastor.
O Livro De Obadias
O livro de Obadias é o mais curto do Antigo Testamento e foi escrito depois da queda de Jerusalém em 587 a.C. Os edomitas, antigos inimigos de Judá que habitavam as montanhas a sudeste do mar Morto, aproveitaram a ocasião para invadir o país. Obadias condenou o orgulho de Edom e profetizou a sua derrota. No século V a.C. os árabes derrotaram os edomitas; no século III a.C. foi a vez de os nabateus os subjugarem; finalmente desapareceram da história. Por outro lado, Obadias profetiza o retorno de Israel à sua pátria.
O Livro De Jonas
Diversamente dos outros livros proféticos, o de Jonas tem a forma de uma história. Descreve as aventuras um tanto fabulosas, mas de cunho moral, de um profeta que tentou desobedecer às ordens de Deus. Jonas recebera de Deus a incumbência de ir a Nínive, capital da Assíria, e de converter o seu povo. Finalmente Jonas anunciou a mensagem e ficou desgostoso quando Deus perdoou a cidade, grande inimiga de Israel. O livro mostra o amor e a bondade de Deus, que prefere esquecer e salvar a punir e destruir.
O Livro De Miquéias
O profeta Miquéias foi mais ou menos contemporâneo de Isaías, Amós e Oséias no século VIII a.C., e dirigiu sua mensagem tanto a Judá como a Israel. À semelhança de Amós, Miquéias denunciou os governantes, os sacerdotes e os profetas porque exploravam os pobres e indefesos, defraudavam e desonravam a religião. O juízo de Deus viria sobre Samaria e Jerusalém. Mas também teve palavras de esperança, prometendo que Deus estabeleceria a paz universal e que da família de Davi surgiria um grande rei, portador da paz. Um dos versículos do seu livro resume grande parte da mensagem dos profetas: “O que Yahweh exige de ti: nada mais do que praticar o direito, gostar do amor e caminhar humildemente com o teu Deus!” (Mq 6.8).
O Livro De Naum
O livro de Naum consiste num poema. O profeta prediz que Nínive cairá e regozija-se pelo juízo de Deus contra uma nação cruel e arrogante. De fato, Nínive caiu nas mãos dos babilônios e dos medos em 612 a.C. Provavelmente o livro foi escrito nessa época.
O Livro De Habacuque
Este livro é do fim do século VII a.C., quando Jeremias profetizava em Jerusalém. Era a época dos cruéis babilônios. O profeta pergunta a Deus: “Por que contemplas os traidores, silencias quando um ímpio devora alguém mais justo do que ele ?” (Hb 1.13). Deus responde que intervirá no momento oportuno e punirá os malfeitores. O livro termina com a advertência e a oração do profeta justo, que se alegra sabendo que Deus tem o controle de tudo.
O Livro De Sofonias
Sofonias proclamou a mensagem de Deus a Judá durante o reinado de Josias (640-609 a.C.), no início da atividade de Jeremias. Manassés e Amon, os dois reis anteriores, tinham levado a religião e a moral da nação ao nível mais baixo já alcançado. Sofonias lembra a Judá o juízo que se aproxima por ter abandonado o Deus vivo, e prediz aos vizinhos de Israel a destruição que os espera. Mas ainda que Jerusalém caia, será reconstruída.
O Livro De Ageu
Ageu, Zacarias e Malaquias, os três últimos livros do Antigo Testamento, são da época em que os judeus haviam voltado do exílio, sob a liderança de Esdras e Neemias. Após os primeiros esforços para reconstruir o templo destruído pelos babilônios em 587 a.C., haviam interrompido a obra. O livro de Ageu é coleção de breves mensagens “do Senhor” comunicadas por meio do profeta em 520 a.C. O profeta convida seus conterrâneos a estabelecerem as prioridades justas. É necessário concluir a reconstrução do templo. Deus concederá paz e prosperidade se o povo esquecer suas preocupações egoísticas e puser em primeiro lugar aquilo que deve ter primazia.
O Livro De Zacarias
O profeta Zacarias era de família sacerdotal e, como Ageu, esteve envolvido na reconstrução do templo, concluído em 516 a.C.
Os caps. 1. - 8 do livro são profecias pronunciadas entre 520 e 518 a.C., apresentadas sob forma de visões referentes à restauração de Jerusalém, à reconstrução do templo, à purificação do povo de Deus e à promessa do futuro Messias.
Os caps. 9 - 14 são uma coleção diferente de oráculos, talvez pronunciados por outro autor. Tratam da espera do Messias e do juízo final.
O Livro De Malaquias
Na época de Malaquias o templo tinha sido reconstruído, mas o povo continuava desiludido. O exílio havia acabado, mas os tempos continuavam duros, muita gente passava mal e se sentia abandonada por Deus. O profeta lembra-lhes o amor de Deus e convida os sacerdotes e o povo a respeitá-lo e a obedecer-lhe. O povo não dava a Deus o que lhe era devido no sacrifício, no culto e no comportamento.
Comentários