INTRODUÇÃO A MISSIOLOGIA I NOÇÕES ESPECÍFICAS
- MINISTÉRIO RESGATE
- 28 de fev. de 2020
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de fev. de 2020

O Que É Antropologia ?
Segundo o dicionário de Antropologia : “É o corpo de disciplinas que se consagram ao estudo dos grupos humanos sob o prisma dos tipos físicos e biológicos e sob o prisma das formas de civilização sem escrita atualmente existentes... É a ciência do homem tomado na totalidade das suas manifestações e das suas dimensões”.
O Que É Povo ?
É a unidade cultural tradicional, ou grupo de indivíduos, delimitado principalmente pela língua.
O Que É Nação ?
É um agrupamento de seres em geral fixos no mesmo território, ligados pela origem, tradições e lembranças, costume, cultura, interesses e aspirações.
No programa de Estratégias Missionárias, devemos ressaltar a importância em Fazer Discípulos. Fazer discípulos implica em ensinar, repassar experiências e conhecimentos até que o discípulo capte naturalmente os ensinamentos bíblicos, e, por conseguinte, não venha levianamente desviar-se do Caminho. Não basta pregar uma só vez, e ir para outro lugar, sem sequer conhecer o fruto da semeadura, é verdade que pode existir casos especiais de salvação, isto é com o Senhor. O nosso dever é PREGAR, mas o Senhor é que salva. Entretanto isso não nos isenta de fazer a nossa parte. Lc 14.23; 1.1-4.
Fazer Discípulos - quer dizer também multiplicar os bons resultados na evangelização (Aqui cabe um capítulo à parte). Jesus sempre se preocupou em fazer discípulos. O apóstolo Paulo ao despedir-se da Igreja de Éfeso, ele disse- “Como nada que útil seja, deixei de vos anunciar, e ensinar publicamente e pelas casas” (Atos 20.20).
Nota Importante
Não podemos fazer bons discípulos, se nós mesmos ainda não fomos bem discipulados, é necessário aprender primeiro e corretamente, a fim de não mistificar a mensagem do Evangelho. O Evangelho não pode ser responsabilizado pelas imprudências humanas. (1 Tm 3.6; Rm 12.7; 1 Tm 5.17 e At 13.1).
Cuidados Especiais
Na pregação do Evangelho, o pregador terá que ter a qualificação adequada de acordo com o seu auditório, tanto a nível individual como coletivo. Exemplos :
a. Faixa Etária;
b. Auditório Comum;
c. Auditório Misto (diferentes classes de nacionalidades);
d. Educação (nível de Escolaridade);
e. Nacional (mesma língua);
f. Internacional (outras culturas e línguas).
O estudo das Estratégias Missionárias, implica também em descobrir os dons dos membros da Igreja para multiplicidade de trabalho existente no crescimento da Igreja (Lc 2.52; 1 Co 7.7; 1 Co 12.4; 1 Co 4.1; Ef 4.8; Tg 1.17)
Conforme a preliminar acima do nosso estudo, não há métodos fixos para a evangelização, contudo as particularidades de cada povo nos levam a diferentes estratégias. Entretanto é necessário que os missionários conheçam antecipadamente os seus Povos Alvos, no sentido de não trabalharem aleatoriamente.
Alguns Exemplos
a. O Senhor Jesus humanizou-se para se identificar com o homem - usou muita linguagem compreensível com o Homem, e na sua Estratégia usou os seguintes exemplos : Água, Pescadores, Lei com os Doutores, Agricultura, etc. O apóstolo Paulo se fez de Judeu para ganhá-los (1 Co 9.19-22 );
b. O Método do Tempo (Ec 3.1-17, Rm 3.11: At 17.26 e Lc 12.42)”.
c. O Método do Planejamento - Deus foi criando o Mundo, Etapa por Etapa. Ele tem poder para fazer tudo de uma só vez e desta forma podia ter feito o Mundo num só dia (Gn 1.3 -31; Gn 2.1-25).
d. Deus planeja destruir a humanidade - Noé é escolhido para executar o projeto: Gn 6.13-22; Gn 7.1-16. Podemos verificar a maneira inteligente que Deus escolheu para transmitir a Noé toda orientação para construção da ARCA, nos seus mínimos detalhes e segurança para a sobrevivência de toda a espécie e de sua própria família.
Neste caso específico há uma grande Estratégia, que Noé levou muitos anos para completá-la. Isto nos leva a compreender que não estamos aptos e nem devemos falar tudo de uma só vez. Infelizmente há muitos pregadores que não se comportam com este cuidado, e descarregam tudo no ouvinte, e este por sua vez, não aproveita nada do que ouviu (Jo 16.12).
A Palavra deve ser sempre temperada. (Mt 13.52)
Na construção da Arca, cabe um estudo específico (Gn 6.14-22).
a. Construção - Material Qualificado;
b. Compartimentos - Divisões Internas;
c. Medidas Precisas- Comprimento - Largura e Altura;
d. Medidas das Janelas;
e. Andares Baixo, segundo e terceiro;
f. Pronta, deverá ser betumada por dentro e por fora.
O cuidado especial que NOÉ teve em fazer a Arca, selecionar os animais segundo as suas espécies - macho e fêmea - e o suprimento alimentar.
NOÉ era homem normal - mas na orientação de Deus, foi uma benção.
Como deve ser a Retaguarda Missionária (Rm 10.14,15), na aplicação das Estratégias Missionárias ?
a. Oração - Os primeiros passos para que o Senhor indique os candidatos;
b. Bom testemunho, experiência no trabalho e que sejam vocacionados;
c. Contribuição financeira sistemática da Igreja e voluntários;
d. Assistência com material adequado ao exercício Missionário tanto a nível nacional como também exterior;
e. No caso internacional, é de bom alvitre, que se visite o Missionário pelo menos uma vez a cada dois anos, e na medida do possível, que se mantenha com ele correspondência (que haja departamento para isso).
Comments