Homilética - Hermenêutica e Exegese
- MINISTÉRIO RESGATE
- 1 de ago. de 2019
- 5 min de leitura
Atualizado: 7 de ago. de 2019

CURSO DE FORMAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA LÍDERES E OBREIROS
INTRODUÇÃO
É com grande prazer que entregamos nas mãos de nossos obreiros e líderes este material de apoio ao Treinamento de Novos Obreiros. Este material é fruto das pesquisas e esforços de seus palestrantes no afã de conduzir nossos obreiros na exaustiva, porém doce jornada rumo ao conhecimento bíblico / teológico. Já o seminário em si é fruto do desejo da diretoria desta Igreja em proporcionar o crescimento espiritual e desempenho ministerial através do conhecimento teológico. O nosso desejo é que você aproveite cada instante desses dias de ministração do ensino bíblico e compreenda que o assunto não se esgota aqui, pelo contrário, ele só foi lançado como start para que cada um, em seu particular com Deus, busque uma experiência renovadora para sua vida e ministério. Lembre-se do velho adágio teológico: O poço é fundo, o balde é pequeno, a corda é curta, o braço é fraco, mas as águas são abundantes. Mergulhe nesse conhecimento e não esqueça que de graça recebestes, de graça dai. Pelos laços do Calvário, A direção.
Homilética, Hermenêutica e Exegese
Trabalhando as ferramentas de atividade diária do obreiro.
HERMENÊUTICA - É a arte de interpretar textos inseridos no seu contexto
EXEGESE - É a arte da interpretação minuciosa de um texto
HOMILÉTICA - É a arte de se preparar, organizar e apresentar o sermão, palestra, discurso ou estudo
RETÓRICA - É a arte de falar e argumentar em público, através de sermões, palestras, discursos e estudos.
1 - IMPORTÂNCIA DA HOMILÉTICA
Sendo a HOMILÉTICA a "Arte de Pregar", deve ser considerada a mais nobre tarefa existente na terra. O próprio Jesus Cristo em Lucas 16 : 16 disse: Ide pregai o evangelho...
Quando a Homilética é observada e aplicada, proporciona-se ao ouvinte uma melhor compreensão do texto. A observação da Homilética traz orientação ao orador.
2 - ALGUMAS REGRAS DE ELOQUÊNCIA
Procurar ler o mais que puder sobre o assunto a ser exposto. - Conhecimento do publico ouvinte. - Procurar saber o tipo de reunião e o nível dos ouvintes. - Seriedade, pois o orador não é um animador de plateia. - Ser objetivo e claro para não causar nos ouvintes o desinteresse. - Utilizar uma linguagem bíblica.
3 - A POSTURA DO ORADOR
É muito importante que o orador saiba como comportar-se em um púlpito ou tribuna. A sua postura pode ajudar ou atrapalhar sua exposição. A fisionomia é muito importante, pois transmite os nossos sentimentos. Vejamos :
- Ficar em posição de nobre atitude.
- Olhar para os ouvintes.
- Não demonstrar rigidez e nervosismo.
- Evitar exageros nos gestos.
- Não demonstrar indisposição.
- Evitar as leituras prolongadas.
- Sempre preocupado com a indumentária. ( Cores, Gravata, Meias )
- Cabelos penteados melhora muito a aparência.
- O assentar também é muito importante. Lembre-se que existem muitos ouvintes, e estão atentos, esperando receber alguma coisa boa da parte de Deus através de você.
4 - CARACTERÍSTICAS DE UM BOM SERMÃO
O sermão é caracterizado como um bom sermão não pela sua extensão e nem mesmo pelas virtudes do pregador, sejam intelectuais ou morais, mas pela qualidade do sermão :
1. UNÇÃO Todo sermão deve ter inspiração divina. Um sermão sem unção, ainda que tenha uma excelente estrutura, não apresentará poder para conversão, consolação e edificação. Devemos lembrar que ao transmitir um sermão, não estamos transmitindo conhecimento humano, mas a Palavra de Deus e esta é a única que penetra até a divisão da Alma e Espírito, portanto é fundamental a unção.
2. FIDELIDADE TEXTUAL Fidelidade textual é importante, visto que os ouvintes estão atentos ao texto de referência ou ao tema escolhido. Há muitos pregadores que tomam um texto como referência e depois se esquecem dele.
3. UNIDADE Todo sermão tem um objetivo a ser alcançado. O seu conteúdo deve convergir para um único alvo. "Há sermões que são uma colcha de retalho, uma verdadeira miscelânea de assuntos, idéias e ensinos".
4. FINAL Tudo tem um começo e um final. O Pregador deve ter em mente que o ouvinte está se alimentando espiritualmente. Um sermão bem terminado será muito produtivo ao ponto de despertar o desejo de querer ouvir mais.
5 HERMENÊUTICA
O valor da Hermenêutica pode assim ser entendido :
1. Aproxima-nos do texto e do seu sentido e significados corretos.
2. Fortalece a nossa convicção na pessoa de Deus- Deus revelou a eternidade.
3. Enaltece a Soberania de Deus que preservou a escrita até hoje.
4. Coloca-nos na linha da história da igreja.
5. Traz equilíbrio entre o conteúdo (revelação) e comportamento (ética, exigência).
6. Confirmação da credibilidade da revelação.
7. Auxilia-nos para determinar o permanente e o temporário.
8. Base cientifica a vida devocional.
9. Válida a encarnação do Filho de Deus. O texto inserido na história e cultura de um povo.
10. Evita o desvio (sensus plenior).
11. Descobre-se a unidade da revelação.
Antes de começar a pensar na estrutura do sermão propriamente dita, temos que pensar em nossa mensagem como algo que precisa ser cuidadosamente temperada. O livro de Hermenêutica da EPOS, na página 14, traz para nosso conhecimento as quatro análises que devem ser efetuadas em uma mensagem antes de pregá-la. São elas :
- Envolve a compreensão da história e da cultura relacionada ao texto.
- Une o estudo do vocábulo e sua relação com a frase, utilizando-se da gramática e da lingüística para explicar o sentido do texto.
- Procura observar o texto dentro de sua estrutura narrativa e sua relação com o capítulo e o livro como um todo.
- O título Análise Literária deve ser preferível à Contextual, pois esta se desdobra em diversos tipos de contextos, enquanto aquela refere-se à estrutura do texto.
- Compreender que sendo a Bíblia um livro inspirado por Deus, outros recursos gerais de interpretação não são eficazes para entender as bases sobrenaturais das suas narrativas. Portanto, além dos métodos hermenêuticos anteriores, é necessário uma compreensão teológica dos textos bíblicos.
- Devemos considerar também que os termos salvação, pecado, redenção, expiação e Trindade, entre outros, são vocábulos cujos conceitos interpretam-se teologicamente.
6 O QUE É EXEGESE ?
Exegese é o trabalho de exposição de um texto bíblico.
Visto que a Bíblia é um documento histórico e a igreja um organismo vivo, a exegese é importante tanto para compreender a mensagem bíblica como para determinar seu significado na atualidade. Questões de data, significados linguísticos, autoria, antecedentes e circunstâncias são essenciais à tarefa de preparar sermões bíblicos. Quanto mais conhecermos as condições político-religiosas e socioeconômicas sob as quais foi escrito certo documento, tanto melhor poderemos compreender a mensagem do autor e aplicá-la de acordo com isso.
7 - DEZ PASSOS PARA UMA BOA EXEGESE
1 - Leia o texto em voz alta, comparando com versões diferentes para maior compreensão.
2 - Reproduza o texto com suas próprias palavras. (Fale sozinho)
3 - Observe o texto imediato e remoto.
4 - Verifique a linguagem do texto ( história, milagre, ensino, parábola, profecia, etc.)
5 - Pesquise o significado exato das principais palavras;
6 - Faça anotações;
7 - Pesquise o contexto ( época, país, costumes, tradição, etc.)
8 - Pergunte sempre onde ? Quem ? O que ? Por que ?
9 - Organize o texto em seções principal e secundárias;
10 - Resuma com a seguinte frase : O assunto mais importante deste texto é...
Comments