top of page

TEOLOGIA DO NOVO TESTAMENTO - TEOLOGIA DOS APÓSTOLOS JOÃO, PEDRO E PAULO

Atualizado: 21 de mar. de 2020



TEOLOGIA DO APÓSTOLO JOÃO


João filho de Zebedeu e de Salomé, irmão menor de Tiago, foi um dos primeiros discípulos a ser escolhido pelo Senhor e o último a morrer, humilde e simples, conhecido com Apóstolo do Amor. O centro, a base, o alicerce da teologia de João é a pessoa de Cristo. Ele introduz sua teologia apresentando três declarações que excedem o entendimento do ser humano.


João 1: 1 - 2 "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus."


Este princípio é diferente de iniciar, começar, partida. Gênesis 1: 1 "No princípio criou Deus os céus e a terra" .


Este princípio é indefinido. É um tempo quando por um ato soberano Deus criou o universo.


João guiado pelo Espírito Santo nos conduz para além das eternidades passadas. Esta teologia é chamada de Cristocêntrica, porque para o apóstolo, Cristo é tudo. Não é uma teologia apenas da razão, é uma teologia do Espírito. A mensagem de João mostra que Deus pode ser conhecido em Jesus Cristo.


João 16: 13 "Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras."


TEOLOGIA DO APÓSTOLO PEDRO


Pedro era um homem modesto, simples, pescador e observador, sincero e por natureza impulsivo, sempre falando, sempre ativo tomava a frente com facilidade, violento, instável.


Pedro dirigia-se aos cristãos dispersos pelas províncias da Ásia Menor, para confortar os fieis que sofriam as perseguições em muitos lugares.


Lucas 22: 31 - 33 "Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos. Respondeu-lhe Pedro : Senhor, estou pronto a ir contigo tanto para a prisão como para a morte."


Para edificação dos novos convertidos não somente dos judeus, mas, também, entre os gentios. Para alertar aos cristãos sobre a falsas doutrinas que iam entrando nas igrejas.


O Conceito De Pedro Sobre A Pessoa De Cristo


I Pedro 1: 3 "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos"


Jesus é apresentado por Pedro como o Salvador, cuja obra redentora foi consumada no Gólgota.


Jesus é considerado a Pedra Viva e Preciosa para os crentes, e pedra de tropeço para os incrédulos, conforme descrito no capítulo 2: 4 - 10 da primeira epístola de Pedro. Jesus é o exemplo que devemos seguir.


Jesus é fiel para com os seus; Ele voltará para recompensar a seus servos, I Pedro 5: 1 - 11.


Muitos Dos Seus Ensinos Ele Aprendeu Diretamente De Jesus Cristo :


TEOLOGIA DO APÓSTOLO PAULO


Era da tribo de Benjamim, nativo da cidade de Tarso, tinha cidadania romana como direito de nascença, de família influente, tinha herança judaica, grega e romana. Sua natureza era profundamente religiosa. Era homem educado em toda cultura secular.


No caminho de Damasco, numa intervenção divina, o Senhor se revela a ele. Assim passa a reconhecer que os cristãos a quem perseguia pertenciam ao Senhor Jesus Cristo. Houve uma transformação instantânea.


Tema Central De Seus Ensinamentos É A Graça. Vejamos :


Efésios 2: 8 "Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus"


Romanos 3: 24 "sendo justificados gratuitamente pela sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus"


I Coríntios 15: 10 "Mas pela graça de Deus sou o que sou; e a sua graça para comigo não foi vã, antes trabalhei muito mais do que todos eles; todavia não eu, mas a graça de Deus que está comigo."


Efésios 3: 8 "A mim, o mínimo de todos os santos, me foi dada esta graça de anunciar aos gentios as riquezas inescrutáveis de Cristo"


Paulo apresenta a Graça como uma atitude de Deus para com o homem, Ef. 2:7; uma obra em seu favor, Tito 2: 11; um Dom concedido ao homem, Ef. 4: 7.


Gálatas 5: 16 "Digo, porém : Andai em Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne."


Paulo ao referir-se em " andai em espírito " quer dizer que devemos usar nossas qualidades para inclinar-se à Deus. Para o cristão a vida espiritual é o domínio da carne. É o viver consciente no Espírito.


Sua Teologia Enfatiza O Homem Em Seu Estado Completo. Corpo, Alma E Espírito.


I Tessalonicenses 5: 23 "E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."


II Coríntios 2: 3 "E escrevi isto mesmo, para que, chegando, eu não tenha tristeza da parte dos que deveriam alegrar-me; confiando em vós todos, que a minha alegria é a de todos vós."


I Tessalonicenses 1: 6 "E vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, tendo recebido a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo."


O Conceito De Paulo Sobre O Pecado


Romanos 5: 21 "Para que, assim como o pecado veio a reinar na morte, assim também viesse a reinar a graça pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor."


O Pecado É Uma Realidade E Paulo O Apresenta Como Uma Herança De Adão.


Romanos 5: 12 "Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porquanto todos pecaram."


Adão fora criado para viver eternamente e continuaria nesta condição se não houvesse pecado. Toda a criação sofre por causa do pecado, este é universal e afeta toda natureza e não somente o homem.


Romanos 8: 19 - 22 "Porque a criação aguarda com ardente expectativa a revelação dos filhos de Deus. Porquanto a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que também a própria criação há de ser liberta do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, conjuntamente, geme e está com dores de parto até agora"


O Conceito De Paulo Sobre A Pessoa De Cristo


Cristo foi o tema central da pregação de Paulo, a morte foi para que os nossos pecados fossem apagados e consequentemente as nossas almas resgatadas e alcançarmos a reconciliação com Deus.


Os ensinamento de Paulo abrange também a vinda do Senhor. Ele destaca essa vinda em duas fases, para arrebatar a Igreja onde não será visto pelo mundo incrédulo e Jesus vindo em glória para implantar o milênio aqui na terra. Esta vinda será visível a todo olho :


- Para arrebatar a Igreja. I Cor. 15: 50 - 52; I Tes. 4: 16 - 17

- Para implantar o milênio, conforme citação do próprio Senhor Jesus Cristo em Mateus 24:27 à 31.


O Conceito De Paulo Sobre O Espírito Santo


A Ação do Espírito Santo no ministério do apóstolo era real. Paulo nos orienta a termos uma vida totalmente voltada para a submissão ao Espírito Santo.


A santificação, e o crescimento na graça, são frutos do viver no Espírito. O Espírito Santo é Deus operando no aperfeiçoamento do Corpo de Cristo, a Igreja. A Igreja aparece como corpo onde Cristo é a cabeça.

Comments


  • Instagram
  • YouTube
  • Blogger ícone social
  • w-facebook
  • Twitter Clean

  tomramos727@gmail.com                    CEL 81 983664823

  I.B.R.R - MINISTÉRIO RESGATE ESCOLA DE OBREIROS

bottom of page