CALCULANDO O CUSTO DA LIDERANÇA
- MINISTÉRIO RESGATE
- 19 de set. de 2019
- 8 min de leitura

OBJETIVOS :
Ao concluir este capítulo você será capaz de :
• Escrever o versículo-chave de memória.
• Resumir três aspectos do custo da liderança.
• Identificar a verdadeira prova da liderança espiritual.
VERSÍCULO-CHAVE :
"Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me" (Mateus 16.24).
INTRODUÇÃO
Neste curso, você tem aprendido sobre a administração de recursos espirituais através da liderança apropriada. Você tem aprendido como ser um bom mordomo e a liderar com o um servo e pastor.
Você aprendeu das qualificações e tarefas dos líderes, a importância da unção e como tomar decisões e resolver problemas. Você estudou princípios de êxito e foi advertido de coisas que produzem o fracasso. Você também aprendeu a treinar líderes e discípulos.
Agora só resta uma pergunta: você está preparado para pagar o alto custo de servir como um líder espiritual ?
CALCULANDO O CUSTO
Jesus enfatizou a importância de calcular o custo antes que você tome decisões espirituais. Ele usou dois exemplos naturais, aqueles de um homem que edifica uma torre e de um rei que vai à guerra:
"Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir ? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar. Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz" (Lucas 14.28-32).
Por estes exemplos Jesus ilustrou a importância de calcular os custos antes que você faça um compromisso espiritual. Quais são os custos de servir como um líder espiritual ?
TRÊS ASPECTOS DA LIDERANÇA
Leia Lucas 9.57-62 em sua Bíblia. Nesta passagem três homens que queriam ser discípulos se aproximaram de Jesus. A cada um destes discípulos em potencial, Jesus revela um aspecto diferente dos cursos da liderança espiritual:
CUSTOS CONSIDERADOS : (LUCAS 9.57-58).
O primeiro homem tenta tornar-se um discípulo através do auto-esforço. Ele não espera ser chamado por Jesus. Como o discipulado, a liderança não é uma oferta que um homem faz a Deus. É um chamado de Deus ao homem. Se você tenta liderar pelo auto-esforço, você falhará. Você deve ser chamado e ungido por Deus. Jesus disse a este homem, "Se você quer seguir-me, isso é o que você enfrentará".
Os custos da liderança incluem o sacrifício assim como serviço :
"Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos" (1 .João 3.16).
O custo da liderança inclui a solidão. O apóstolo Paulo escreveu :
"Estás ciente de que todos os da Ásia me abandonaram; dentre eles cito Fígelo e Hermógenes" (2 Timóteo 1.15).
Um líder freqüentemente experimenta a rejeição e a crítica :
"Veio para o que era seu, e os seus não o receberam" (.João 1.11).
Um líder também pode experimentar a perseguição. Leia sobre as coisas terríveis que Paulo experimentou em 2 Coríntios 11.23-27.
Um líder tem muitos deveres :
"Além das coisas exteriores, há o que pesa sobre mim diariamente, a preocupação com todas as igrejas" (2 Coríntios 11.28).
Um líder deve disciplinar-se :
"Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado" (1 Coríntios 9.27).
Um líder tem uma grande responsabilidade para caminhar de modo digno de seu chamado espiritual :
"Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos; pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade" (2 Coríntios 4.1-2).
"Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados" (Efésios 4.1).
PRIORIDADES APROPRIADAS : (LUCAS 9.59-60)
O segundo homem foi chamado por Jesus "a seguir". Como você já tem aprendido, "seguir" significa ir após de alguém que foi antes, imitar um exemplo. Envolve convicção e obediência.
Quando Jesus chamou a Seus 12 discípulos, Ele lhes disse para vir e seguir. Ele não esboçou um caminho a percorrer. Ele não lhes deu os detalhes do programa. O discípulo tinha que deixar a velha vida exclusivamente devido ao chamado. Quais decisões, separações e sacrifícios isto poderia requerer permanecia desconhecido.
O líder é um seguidor que deve deixar uma vida de segurança para viver uma de insegurança aos olhos do mundo. O compromisso não é com um programa, porém com uma pessoa. Essa pessoa é o Senhor Jesus Cristo. Na passagem de Lucas, a resposta deste homem ao chamado para seguir foi "deixa-me primeiro ... ". Ele quis seguir a Jesus, porém isto não era sua prioridade.
Jesus nunca sugeriria que uma pessoa ignorasse as necessidades de seus pais (veja João 19.25-27). O que se enfatiza nesta história é uma questão de prioridade. Este homem disse que ele queria "sepultar a seu pai" primeiro. Nos tempos do Antigo Testamento, quando uma pessoa dizia que estava esperando "sepultar a seu pai", necessariamente não significava que seu pai estava morto. Significava que ela estava esperando até que seu pai morresse para receber a herança que legitimamente pertencia a ela. Assim, quando este homem usou esta desculpa, ele estava colocando sua herança futura antes do chamado do Senhor Jesus Cristo. No momento crítico quando Jesus chama a um homem para segui-lo e tornar-se um líder, nada deve ser colocado antes desse chamado.
Em outra passagem, Jesus explicou em mais detalhe a importância das prioridades apropriadas :
"Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me" (Mateus 16.24).
Abnegação deve vir antes que nós possamos levar a cruz. A velha natureza egoísta e pecadora deve ser negada. (Leia Romanos 7-8 sobre a luta de Paulo nesta área). Quando o ego está morto, a cruz deve tornar-se sua prioridade. A cruz é simbólica do sacrifício, dor, rejeição, penalidade e insulto envolvido em fazer a vontade de Deu s. A cruz pode significa um chamado inclusive à morte pelo martírio por causa do Evangelho.
"Levar a cruz" não se refere às cargas da vida. Estas são comuns a todos os homens. Elas são as aflições, provas, desilusões e depressões que vêm a nós por vivermos em um mundo pecador. O crente não se exclui de tais coisas da vida. Ele experimenta enfermidade, acidentes, fogo, e os riscos naturais porque ele vive em um mundo corrompido pelo pecado. Porém, estas cargas não são "levar a cruz". Levar a cruz é um fato voluntário, não algo que é imposto pelas cargas da vida. É uma contínua (diária) decisão de negar os desejos do ego para fazer a vontade de Deus.
Jesus disse, "qualquer que não toma sua própria cruz e vem após mim, não pode ser meu discípulo". Levar a cruz não é agradável à natureza humana porque envolve a auto-rejeição. Deve ser feito voluntariamente por causa de Cristo.
Para levar a cruz, você deve esvaziar suas mãos das coisas do mundo. Se seu coração está fixo no dinheiro e coisas materiais, suas mãos estão muito cheias para levar a cruz. Se seu tempo é consumido pelo prazer e coisas que agradam a carne, suas mãos estão demasiadamente cheias para levar a cruz. Depois de negar o ego e levar a cruz, o próximo passo é seguir. Você deve deixar atrás o velho estilo de vida e as relações pecadoras.
Você nunca se tornará um líder por sentar-se e esperar que isto aconteça. VOCÊ deve tomar os primeiros passos: negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga. Mateus poderia permanecer à mesa dos impostos e Pedro em suas redes. Os dois poderiam seguir com suas ocupações honestamente e eles poderiam ter desfrutado de experiências espirituais. Porém, se eles queriam se tornar líderes espirituais, eles tinham que deixar a velha ocupação e entrar na nova. Mateus saiu das mesas dos impostos e Pedro deixou suas redes.
Isto não significa que todos devemos deixar nossos trabalhos e casas atuais para tornar-se um líder. O que significa é que isto exigirá uma mudança em nosso estilo de vida. Em alguns casos pode significar também deixar casa, trabalho e pessoas amadas por causa do Evangelho. Você deve seguir para onde quer que Jesus o envie.
"Prioridades apropriadas" significam que você deve deixar todo o resto para aceitar este chamado :
"Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo" (Lucas 14.33).
Servir a outros deve tornar-se uma prioridade :
"Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mateus 20.26-28).
O reino de Deus deve tornar-se sua prioridade principal :
"Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos ? Que beberemos ? Ou : Com que nos vestiremos ? .. Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mateus 6.31, 33).
OBJETIVOS ABSOLUTOS : (LUCAS 9.61-62)
O terceiro homem em Lucas 9.57-62 quis seguir, porém ele quis fazer isto por suas próprias condições. Oferecer seu adeus aos familiares era uma coisa normal para se fazer, porém Jesus o havia chamado. Qual era seu objetivo real na vida? Ele quis se tornar um líder ou seguir seu próprio plano para a vida? Os objetivos deste homem na vida não estava m estabelecidos. Ele estava detendo-se, dividido entre a velha vida e a nova a qual Jesus chamou. Seu objetivo absoluto na vida não era o chamado de Deus. Seu compromisso com a liderança deve ser completo. Deve tornar-se o chamado absoluto de sua vida.
A VERDADEIRA PROVA DA LIDERANÇA ESPIRITUAL
A verdadeira prova da liderança é o que passa quando você já está presente com seus seguidores. Eles continuam sendo fiéis ao que você os tem ensinado ? Eles ensinam a outros aquilo que eles têm aprendido? Eles podem continuar amadurecendo espiritualmente sem sua presença física? Nesse caso, você tem sido aprovado na verdadeira prova da liderança espiritual.
UM DESAFIO FINAL
Sempre se lembre de sua grande responsabilidade como um líder :
"O discípulo não está acima do seu mestre; todo aquele, porém, que for bem instruído será como o seu mestre" (Lucas 6.40).
Não se desencoraje pelos problemas com os seguidores. Jesus experimentou tais problemas. Em uma ocasião, Pedro, Tiago e João exibiram uma atitude odiosa querendo chamar fogo do céu para destruir um povo não receptivo de Samaritano (Lucas 9.51-55). Pedro negou ao Senhor três vezes (Lucas 22.54-62). Os três estavam dormindo no Jardim do Getsêmani quando Ele lhes disse que orassem (Lucas 22.45- 46). Porém, este punhado de seguidores foi digno do investimento de tempo e ministério de Jesus. Eles demonstraram ser homens féis, apesar de suas faltas e fracassos. Através deles, o Evangelho se estendeu por todas as nações do mundo. Se você está desejoso de pagar os altos custos para servir com o um líder espiritual, é possível que você, também, possa ser usado por Deus para levantar a tais seguidores com prometidos ?
Eu ouvi um chamado, "segue-me" ... Isso foi tudo. As alegrias da terra se tornaram obscuras; Minha alma o perseguiu. Eu levantei e segui ... Isto foi tudo.
תגובות