top of page

A DOUTRINA DA SALVAÇÃO



OS 2 PASSOS PARA A SALVAÇÃO


Mat. 4: 17 Daí por diante passou Jesus a pregar e a dizer: Arrependei - vos, porque é chegado o reino dos céus.


Mat. 18: 3 E disse: Em verdade vos digo que, se não vos converterdes e não vos tornardes como crianças de modo algum entrareis no reino dos céus.


Cristo chegara ao mundo, vindo do seio do Pai. Podia descrever as glórias do céu para comover os homens. Mas a sua mensagem era a mesma: Arrependimento e Conversão.


Arrependimento O verdadeiro arrependimento envolve a pessoa toda, todo o seu ser, toda a sua personalidade. Arrependimento não é apenas mudança de pensamento.


João 3:3 ...Em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.


Nascer do novo significa "um novo ser uma nova pessoa ou seja uma nova personalidade".


Estudaremos o arrependimento em cada um dos poderes da personalidade: Intelecto, Sensibilidade, Volição.


Conversão


Conversão é uma palavra usada para exprimir o ato do pecador, abandonando o pecado, para seguir a Jesus. A conversão pode e deve repetir-se todas as vezes em que o homem pecar e afasta-se de Deus, porque ela consiste no ato de abandonar o pecado e aproximar-se de Deus.


Emprega-se, geralmente, a palavra conversão para significar aquela primeira experiência do homem, abandonando o pecado paras seguir a Cristo.


OS 3 ELEMENTOS BÁSICOS PARA A SALVAÇÃO


Rom. 3: 24 - 25 E são justificados gratuitamente pela sua Graça , pela redenção que háem Cristo Jesus. Deus o propôs para propiciação pela Fé no seu Sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos sob a tolerância de Deus.


Os elementos básicos estabelecidos para salvação conf. escrito pelo Apóstolo Paulo aos Romanos são:


1º . A Graça


Tito 2: 11 "Pois A Graça De Deus Se Manifestou, Trazendo Salvação A Todos Os Homens."


Graça significa, primeiramente, favor, ou a disposição bondosa da parte de Deus. ( Favor não merecido ) A graça de Deus aos pecadores revela-se no fato de que ele mesmo pela expiação de Cristo pagou toda a pena do pecado. Por conseguinte, ele pode justamente perdoar o pecado sem levar em conta os merecimentos ou não merecimentos.


A graça manifesta-se independente das obras dos homens. A graça é conhecida como Fonte da Salvação.


2º . O Sangue


I Jo. 1: 7 "O Sangue De Jesus Cristo , Seu Filho, Nos Purifica De Todo Pecado."


Em virtude do sacrifício de Cristo no calvário, o crente é separado para Deus, seus pecados perdoados e sua alma purificada. Sangue é conhecido como a Base da Salvação .


3 . A Fé


Ef. 2: 8 - 9 "Pois É Pela Graça Que Sois Salvos, Por Meio Da Fé; E Isto Não Vem De Vós, É Dom De Deus. Não Vem Das Obras, Para Que Ninguém Se Glorie."


Pela fé reconhece o homem a necessidade de salvação, e pela mesma fé é ele levado a crer em Cristo Jesus.


Heb. 11: 6 "Ora, sem Fé é impossível agradar a Deus, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam."


A Fé conduz-nos ao Salvador, a Fé coloca a verdade na mente e Cristo no coração. A Fé é a ponte que dá passagem ao mundo espiritual, por isso concluímos que a Fé é o Meio para a Salvação .


A NATUREZA DA SALVAÇÃO


Vejamos os 3 aspectos da Salvação


1º Justificação


Justificar é um termo judicial que significa absolver, declarar justo. O réu, ao invés de receber sentença condenatória, ele recebe a sentença de absolvição.


Esta absolvição é dom gratuito de Deus, colocado a nossa disposição pela fé.


Essa doutrina assim se define: "Justificação" é um ato da livre graça de Deus pelo qual ele perdoa todos os nossos pecados e nos aceita como justos aos seus olhos somente por nos ser imputada a justiça de Cristo, que se recebe pela Fé.


Justificação é mais que perdão dos pecados, é a remoção da condenação. Deus apaga os pecados, e, em seguida, nos trata como se nunca tivéssemos cometido um só pecado. Portanto Justificação é o Ato de Deus tornar justo o pecador


2º . Regeneração


Regenerar significa: Restaurar o que esta destruído.


Quando se trata do ser humano, Regeneração é uma mudança radical, operada pelo Espírito Santo na alma do homem. Esta Regeneração, atinge, portanto todas as faculdades do homem ou seja: Intelecto, Volição e a Sensibilidade.


O homem regenerado não faz tanta questão de satisfazer à sua própria vontade como de satisfazer à de Deus. Na Regeneração, ele passa a pensar de modo diferente, sentir de modo diferente e querer de modo diferente: tudo se transforma.


II Cor. 5: 17 Portanto, se alguém está em Cristo, Nova Criatura é;as coisas velhas já passaram, tudo se fez novo.


3º. Santificação


Santificar é tornar sagrado, separar, consagrar, fazer santo.


A Palavra santo tem muitos significados :


Separação - Representa o que está separado de tudo quanto seja terreno e humano.


Dedicação - Representa o que está dedicado a Deus, no sentido ser sua propriedade.


Purificação - Algo que separado e dedicado tem de ser purificado, para melhor ser apresentado.


Consagração - No sentido de viver uma vida santa e justa.


Diante do exposto, podemos estabelecer o seguinte : Santificação é um processo O crente precisa esforçar-se para progredir em santificação.


II Cor.7: 1 "Ora, amados, visto que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a impureza tanto da carne, como do espírito, aperfeiçoando a nossa santificação no temor de Deus."


Os Meios Divinos De Santificação


O Sangue de Cristo - I Jo. 1: 7 O sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo o pecado.


O Espírito Santo - Fil. 1: 6 Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou boa obra a aperfeiçoará até o dia de Jesus Cristo.


A Palavra de Deus - Jo. 17: 17 Santifica-os na verdade a tua palavra é a verdade.

Comments


  • Instagram
  • YouTube
  • Blogger ícone social
  • w-facebook
  • Twitter Clean

  tomramos727@gmail.com                    CEL 81 983664823

  I.B.R.R - MINISTÉRIO RESGATE ESCOLA DE OBREIROS

bottom of page