O OBREIRO EM DEFESA DE SUA FÉ (Seitas e Heresias)
- MINISTÉRIO RESGATE
- 25 de jul. de 2019
- 9 min de leitura
Atualizado: 6 de set. de 2019

O OBREIRO EM DEFESA DE SUA FÉ
"Em defesa de Cristo e em defesa da sua fé"
"Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade ; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias ; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme." I Pedro 2.1-3
INTRODUÇÃO
Hoje vivemos dias difíceis onde o grupo de pessoas que se dizem ser obreiros ou desejam, não estão preparados e capacitados para defender a sua fé e o Evangelho de Cristo.
A secularização, modernismo e a pós- modernidade, juntamente com as heresias e a grande proliferação das seitas tem levado muitos à destruição e morte espiritual.
Em nossa cultura, o sincretismo religioso tem promovido surgimento de heresias, influenciando de forma árdua ao ponto de em alguns movimentos neo-pentecostais serem o alicerce de suas doutrinas e liturgia.
Onde está baseada a nossa fé ? Em Cristo. Onde estão os rudimentos do nosso Senhor em nossa vida, ministério ? Devemos ter obreiros aprovados (II Tim 2.15), a fim de entender, defender e ensinar as doutrinas da Palavra do Senhor, seja para os salvos e não salvos.
Devemos estar em plena execução da defesa de nossa fé. Onde o obreiro como referencial da distinta chamada em sua vida, aplique na igreja do Senhor. Combatendo os formadores de opiniões, obras de Satanás, falta de amor, as heresias, o evangelho fácil e mercantilista, etc.
CREDO DA CRISTANDADE
- O "CREDO" vem do latim e significa CREIO. Desde muito cedo na história do Cristianismo, o credo tornou-se mais do que um conjunto de crença; é uma confissão de fé. O objetivo é sintetizar as doutrinas essenciais do Cristianismo para facilitar as confissões públicas, e conservar a doutrina contra as heresias. (Hebreus. 6.1-2)
- CONFISSÃO PÚBLICA DOS JUDEUS
O primeiro credo da Bíblia está em Deuteronômio 6.4 : "Ouve ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor", citado por Jesus como o primeiro de todos os mandamentos (Marcos 12. 29); ainda hoje é citado pelos judeus religiosos três vezes ao dia.
CREDO DOS APÓSTOLOS
- É o mais antigo dos três principais credos da Igreja Cristã. Diz à tradição que foi elaborado logo após a ressurreição de Jesus, e que cada um deles apresentou um artigo de fé. Muitos creem que esse documento constituía a confissão batismal daquela época.
- Conteúdo : Creio em Deus pai Todo-poderoso. E em Jesus Cristo seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu do Espirito santo e da virgem Maria; que foi crucificado sob o poder de Pôncio Pilatos, morto e sepultado; ressuscitou ao terceiro dia; subiu ao céu, e está assentado à direita do Pai, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa igreja; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo.
- Outros credos :
NICENO - 325 D.C., Contem princípios do Credo anterior e novos elementos que lhe dão feição própria.
ATANÁSIO - 381 D.C. Ocupa-se da doutrina da Trindade; todas as suas afirmações podem ser confirmadas nas Escrituras.
DECLARAÇÃO DE FÉ DO MINISTÉRIO RESGATE
A Bíblia é a nossa única autoridade em matéria de fé. De doutrina e de conduta. Ela está acima de todos os credos e da tradição.
O nosso credo está baseado nas Escrituras, com a necessidade de formular a nossa confissão de maneira que qualquer pessoa possa em resumo saber e entender o que cremos.
Nosso credo constitui em 11 artigos, que são :
1. Cremos na existência de um único Deus eterno, pessoal, inteligente e espiritual, eternamente existente em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo.
2. Cremos na soberania e sabedoria de Deus na criação e sustento do universo, na providência, na revelação e na redenção.
3. Cremos no Senhor Jesus Cristo como Filho Unigênito e coexistente com o Pai, na Sua encarnação humana, no Seu nascimento virginal, na sua vida sem pecado, nos seus milagres divinos, no Seu sacrifício redentor, na Sua ressurreição e ascensão corporal, na Sua mediação junto de Deus, na Sua segunda vinda pessoal, visível e em poder e glória.
4. Cremos no Espírito Santo, Sua personalidade, divindade e atividade, que opera a conversão e regeneração do pecador e lhe concede poder para testemunhar do Evangelho e exercitar dons.
5. Cremos na inspiração divina e total das Escrituras Sagradas, na Sua suprema autoridade como única e suficiente regra em matéria de fé e de conduta e que não existe qualquer erro ou engano em tudo o que ela declara.
6. Cremos que o homem foi criado por Deus à Sua imagem, que pecou em Adão, que caiu do seu primitivo estado de santidade por transgressão voluntária e que é atualmente um pecador por natureza e escolha, estando, por isso, sob a condenação de Deus.
7. Cremos na salvação e justificação do pecador pelo sacrifício expiatório de Jesus Cristo, que se adquire pela fé nele, como uma graça de Deus, independente do mérito humano, de boas obras ou de cerimônias.
8. Cremos na imortalidade da alma, na ressurreição corporal de todos os mortos, no juízo final do mundo pelo Senhor Jesus Cristo, na eterna bem-aventurança dos crentes e na eterna condenação dos não crentes.
9. Cremos que a Igreja é o corpo universal e espiritual de Cristo, cuja cabeça é Ele, com missão de pregar o Evangelho no mundo inteiro e que, na sua expressão local, ela é um corpo vivo, uma comunhão de crentes congregados para a sua edificação, adoração e proclamação do Evangelho. Cremos também que Cristo conferiu à sua Igreja, com carácter de permanência, duas ordenanças: o Batismo e a Ceia do Senhor.
10. Cremos que é dever de todas as igrejas locais e de cada crente em particular esforçarem-se por fazer discípulos em todas as nações e proclamarem a toda a criatura a grande salvação de Deus.
11. Cremos que é dever de todo o cristão servir a Deus em boa mordomia, promover a paz entre todos os homens e a cooperação entre as igrejas e os irmãos, tendo em vista a concretização dos grandes objetivos do Reino de Deus.
APOLOGÉTICA
O QUE É APOLOGÉTICA ?
- Do grego apologia, "defesa". É o ramo da teologia cristã que procura apresentar uma explicação racional para as verdades afirmadas pela fé cristã.
- Importante para :
- Mostrar aos incrédulos à veracidade da fé cristã
- Para fortalecer a fé nos salvos
- Ensinar e responder questionamentos
- Evangelizar
- Fortalecer a operação do Espírito Santo
PARA QUE SERVE A APOLOGÉTICA ?
- Muitos dizem, ninguém vêm a Cristo por meio de argumentos, elas dizem as pessoas estão interessadas em ver o cristianismo na pratica - ver para crer". Estão interessadas no que funcionam para elas.
- Serve para formar a cultura
- Serve para fortalecer a fé
- Evangelizar os incrédulos
DOIS TIPOS DE APOLOGÉTICA
- Ofensiva ou de afirmação - apresentar uma defesa da afirmação das verdades do cristianismo
- Defensiva ou de negação - apresentar uma defesa para anular as objeções às afirmações verdadeiras do cristianismo.
ALGUNS TEMAS ABORDADOS PELA APOLOGÉTICA
- Criacionismo
- Evolução
- Aborto
- Argumentos ontológicos, cosmológicos, teleológico, morais da existência de Deus.
- Veracidade do Cristianismo
- Credibilidade dos evangelhos
HERESIOLOGIA
Definição etimológica - vem de dois vocábulos gregos "hairesis" significa escolha, preferencia opinião e "lógica" significa estudo ou tratado.
- Definição teológica - e a disciplina que estuda forma metódica e sistemática, as principais seitas, suas formas litúrgicas e seus ensinos heréticos.
SEITAS
* Do grego heaeresis que no latim passa ser grafada como sacra onde obtemos a palavra seita. Geralmente transmite uma ideia de grupo religioso fechado, que segue a teoria de um mestre, com doutrinas de cunho racial.
* As seitas distorcem as verdades fundamentais sobre Cristo, cujo fundamento encontra-se na Bíblia, e isto resulta em outro evangelho e outro Jesus que oferece uma falsa salvação e um falso céu e inferno para os seus adeptos.
* Em matéria de doutrina, são aquelas que se afastam das Escrituras, adulterando-as ou até mesmo negando-as.
* Elementos que contribuem para o surgimento das seitas :
- Manifestação diabólica no mundo - I Tim 4.1
- Ação diabólica contra a Igreja Mateus 13.25
- Resistência diabólica contra a Palavra de Deus Mateus 13.19
- Descuido da igreja em pregar o evangelho completo. - Mateus 13.16,17
- Falsa interpretação das Escrituras - II Pedro 3.16
- Falta de conhecimento bíblico - I Tim 2.15
- Falta de maturidade espiritual - Efésios. 4.14
COMO IDENTIFICAR UMA SEITA
* É identificada como falsa ou verdadeira, em geral, por aquilo que crê e prega a respeito dos seguintes assuntos.
- Bíblia Sagrada - Consideram-na como sendo de origem humana, étnica ou até mesmo um logro, sem importância no que se refere aos ensinos e doutrinas - Refutação II Tim 3.16; II Pedro 1.20
- A natureza de Deus - Segundo algumas seitas, Deus é a mente cósmica e universal que está alienada das criaturas humanas. Falam em um sentido variado, politeístas e panteísmo, ensinando que existem muitos deuses. Refutação - Isaías 45.21; 43.11
- Queda do homem e sua restauração - Não existe a queda do homem. O pecado é uma característica das mentes fracas, pois ele não existe. O homem é perfeito, é um deus, no uso geral da palavra - Refutação Romanos 3.23; 6.23; Salmos 51.5; 58.3
PORQUE ESTUDAR AS HERESIAS
* Porque precedem a vinda de Cristo - II Tim 4.1; I João 2.18; II Pedro 3.3
* Para combater com veemência Judas 3
* Para que a nossa fé se apoie no poder de Deus - II Co 2.4,5
* Para não sermos engodado pelas filosofias - Colossenses 2.8
* Porque fazem partes dos povos não alcançados.
CLASSIFICAÇÃO DAS SEITAS.
* Seitas seculares - Apresentam-se na forma mais dominante da expressão intelectual. São elas : Ateísmo, Agnosticismo, Ceticismo, Humanismo, Evolucionismo, Marxismo e Existencialismo.
* Seitas Orientais - Geralmente são sincretistas, Panteístas e de caráter transcendental. São elas : Budismo, Shintoismo, Seicho-no-iê, Moonismo, Bahaismo e Taoísmo.
* Seitas Ocultistas - São idólatras, cultuam o demônio abertamente. Possuem aspectos morais inomináveis e um talante litúrgico, estruturado em cerimonialismo fraudulentos diabólico. São elas : Demonismo, Satanismo, Falicismo e Ofiolatria.
* Seitas Dissidentes - São aquelas que de alguma forma tiveram relação com o Cristianismo histórico. São elas : Catolicismo, Neomodernismo Teológico, Russelismo
* Seitas Históricas - São aquelas que já sucumbiram ao tempo, porém suas idéias tem se difundido tenazmente durante séculos. Estas foram as principais seitas que combateram as doutrinas cristológicas nos primeiro século. São elas : Ebionismo, Maniqueísmo, Marcionismo, Euquitaísmo, Nestorianismo, Arianismo e Apolinarismo.
* Seitas teosóficas espirituais - Estas misturam filosofia, espiritualismo, sincretistas e cultura oriental. São elas : Teosofismo, Racionalismo cristão, Gnose, Esoterismo, Ecletismo, Espiritismo racional e Cientifico, Rosacrucianismo, Ioguistas, Ciência cristã, Astrologia, Kadercismo, Hinduísmo e seus derivados.
* Seitas Afro - associam rituais africanos com uma mescla de catolicismo, rituais de magia como Satanismo, o falicismo e feitiçaria. São Elas : Vodu, Animismo, Umbanda, Quimbanda, Candomblé e Xamanismo.
* Seitas da antiguidade - Em geral caracterizam-se pelo politeísmo, divindades antropomórficas, politeísmo antropomórfico, zoroastrismo e sincretismo rústico com nuances animosas.
EXEMPLO DE SEITAS ESPIRITISMO
Heresia fundamentada na crença de que os espíritos de pessoas falecidas pode comunicar-se com os vivos através de pessoas dotados de faculdades sensitivas, e assim servem de intermediários entre os vivos e os espíritos mortos.
É o mais antigo logro da humanidade. É a mais antiga seita herética. Gênesis 3, temos o registro da primeira sessão espírita: a serpente serviu de médium, Satanás de guia, e Eva de assistente.
O espiritismo foi difundido no mundo primeiramente na Babilônia, e dai para as civilizações do mundo. O espiritismo moderno remota a Franz Anton Mesmer. Em 1774, Mesmer começou a estudar os astros e a influência dos mesmos na vida dos homens. Em 1847, as irmãs Margarete e Kete Fox, deram início ao espiritismo moderno. Oficialmente em 18 de abril de 1857 na França, foi fundado o espiritismo. No Brasil, em Salvador no ano de 1865.
Allan Kardec deu forma ao espiritismo. Seu nome verdadeiro era Hippolyte Leon Denizard Rivail.
As teses do espiritismo kardecismo, as principais são :
- Comunicação com os espíritos desencarnados
- Crença na pluralidade dos mundos habitados.
- A caridade é a virtude única aplicada tanto aos vivos como aos mortos.
- Deus embora exista, é um ser impessoal.
- Os espíritos guias estão mais próximos dos homens que de Deus.
Principais doutrinas :
- Reencarnação - segundo Kardec reencarnação é a volta da alma ou espírito a vida corporal, em um outro corpo novamente formado para ele, todavia diferente do antigo. REFUTAÇÃO Hebreus 9.27; João 11 ressurreição de Lázaro.
- Invocação dos mortos Deuteronômio 18.9-14; Is 8.19-20. Refutação Eclesiastes. 9.5,6; Hebreus.9.27; Jó 7.9,10; Lucas 16.19-31; Sm 28
- Negam a inspiração das Sagradas Escrituras. Refutação II Tim 3.16; II Pedro 1,20-21
- Negam a suficiência da Revelação divina. Refutação Gênesis 1.1,2; II Tim 3.16
- Negam a existência da santíssima Trindade. Refutação Mateus 28.19; II Coríntios 13.13
- Negam a divindade de Cristo. Refutação João 1.14; Colossenses 1.15
- Negam a personalidade do Espírito Santo; Refutação Atos 10.19-20
- Prega a salvação mediante as obras e não por meio de Cristo. Refutação I Pedro 1.18
- Prega o panteísmo. Refutação Romanos 1.25; Nm 23.19
- Prega e ensina a reencarnação. Refutação Hebreus. 9.27; Jó 10.21
Comentarios